Velo-City Sevilla 2011


A cidade de Sevilha acolheu a semana passada uma conferência internacional que abordou questões fundamentais relacionadas com a utilização da bicicleta como meio de transporte nas cidades.

Nesse âmbito, foi redigida um documento, onde estão referenciados diversos benefícios relacionados com a utilização de bicicletas como meio de transporte nas cidades: 

- A bicicleta é um veiculo acessível a maioria das pessoas, promovendo a equidade entre os cidadãos.
- A aposta na utilização da bicicleta enquanto meio de transporte melhora a qualidade de vida dos utilizadores (a sua saúde física e mental)  e das cidades (ao nível da redução da poluição sonora e do ar, entre outras).
- É um meio de transporte ecológico, dado que as emissões de CO2 são praticamente nulas.
- Um sistema de partilha de bicicletas, integrado numa lógica e dinâmica complementar a rede de transporte público melhora essa própria rede.

Algumas das sugestões, conclusões e iniciativas enunciadas por esta conferência demonstram que existem um conjunto de pessoas, organizações e decisores políticos que compreendem que este é um dos caminhos que ajuda a tornar a cidade, a região e o nosso planeta num local aprazível e sustentável.

Consulte o documento completo (em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário