Relatório 2010 - Rainhas Bike Sharing

A 22 de Setembro de 2009, surgiu o projecto Rainhas Bike Sharing, na altura foi questionada a sua implementação, a capacidade de romper com uma cultura limitada ao nível da mobilidade, ainda por cima numa cidade de média dimensão. Com pouco mais de 1 ano e meio de implementação este projecto, os responsáveis pelo mesmo elaboraram um relatório que de forma inequívoca demonstram da viabilidade da aposta e mais de que uma mudança, a capacidade de introduzir um velho hábito europeu de as pessoas se deslocarem de bicicleta nas suas cidades.


Mais do que uma moda, procurámos trazer até Caldas da Rainha a possibilidade dos seus habitantes, visitantes e turistas poderem descobrir a cidade de um outro modo diferente, mesmo sabendo que a cidade ainda não está totalmente preparada para receber bicicletas. Há muito trabalho a fazer! A criação de corredores de circulação de bicicletas, a existência de sinalética especifica que proteja e avise os outros utilizadores das vias públicas da existência de tais espaços e dos utilizadores das bicicletas. Por outro lado, a realização de um trabalho mais profundo ao nível da prevenção rodoviária, bem como campanhas de sensibilização para a utilização da bicicleta como modo ecológico, económico e saudável de as pessoas se deslocarem na cidade.

Os números atingidos pelo projecto ao final de ano e meio, congratulam os nossos esforços e dificuldades superadas, temos a noção que o serviço ainda está longe do nível de qualidade pretendido, mas são significativos os resultados alcançados com apenas 40 bicicletas (das 50 inicialmente disponiveis). 

Mais de 1500 utilizações (Gráfico I - Registo Total de Utilizações).


Gráfico I - Registo Total de Utilizações
  Fonte: Relatório Rainhas Bike Sharing 2010




A evolução do registo efectuado de utilizadores inscritos no serviço bike sharing (Gráfico II), indica-nos que nos meses mais rigorosos ainda não conseguimos desmistificar que a bicicleta pode e deve ser utilizada em pequenos percursos aproveitando os momentos em que a chuva para ou que andar de bicicleta mesmo com frio é possível, existindo inúmeras vantagens na utilização da bicicleta como meio de transporte na cidade. 

Mesmo assim, com todas as limitações em que está envolvido o projecto, foram perto de 500 pessoas que se registaram ao longo de ano e meio. Estando referenciada a evolução das inscrições no serviço de partilha de bicicletas (Gráfico II).


Gráfico II - Evolução das Inscrições

 Fonte: Relatório Rainhas Bike Sharing 2010


Em termos de comparação entre Inscrições e Utilizações (Gráfico III) poderemos constatar que os utilizadores registados utilizaram com regularidade as bicicletas ao longo do ano de 2010, repetindo a experiência e beneficiando do serviço de partilha de bicicletas.


Gráfico III - Comparação entre Inscrições e Utilizações
 Fonte: Relatório Rainhas Bike Sharing 2010


O modo de funcionamento ainda está longe de ser o desejado e existe a necessidade de:
 
- melhorar o equipamento utilizado (através da substituição do modelo de bicicleta escolhido no inicio do projecto).

- implementar as infra-estruturas de funcionamento de entrega e recolha das bicicletas (previsto para Setembro de 2011). 

A conquista atingida mesmo com escassos recursos e baseados numa lógica de parceria com vários agentes económicos e organismos institucionais como o Centro da Juventude da cidade, o Posto de Turismo de Caldas da Rainha, a ETEO (Escola Técnica e Empresarial do Oeste) entre outras.

Temos a noção que este projecto é mais conhecido fora de portas, para além das fronteiras físicas da cidade, mais de 3000 pessoas procuraram e recolheram informação sobre as Rainhas Bike Sharing, conforme demonstra o gráfico de visitas a nossa web page.


Dados Estatísticos consulta webpage serviço 

Fonte: Blogger - Dados estatísticos recolhidos a 30 Abril de 2011
 Como é preceptivel, pelo detalhe dos locais de acesso ao nosso website, para além de Portugal, em países como EUA, Brasil, Suíça e até Reino Unido acederam a informação que disponibilizámos na world wide web.


Fonte: Blogger - Dados estatísticos recolhidos a 30 Abril de 2011



Se em 2010, ficaram assinalados factos importantes como:

- As mais de 1500 utilizações de 40 bicicletas do serviço Rainhas Bike Sharing; 

- A cooperação com a ETEO (Escola Técnica e Empresarial do Oeste) em diversas iniciativas, algumas das quais premiadas, como foi o caso da iniciativa Rock in Rio 2010 - Escola Solar

- A promoção do nosso serviço através de Paulo Guerra, actualmente responsável por um projecto de Ecovias no nosso país.

- a integração de uma organização que é responsável pelo fomento da utilização de bicicleta enquanto meio de transporte, sendo o associado nº 1175, da Federação Portuguesa de Ciclo-turismo e de Utilizadores de Bicicleta.

O ano de 2011 perspectiva-se um ano preenchido dado que para além das previsíveis melhorias tendo em conta que no primeiro quadrimestre:

- Fomos contactados pelo IMTT ( Instituto Mobilidade e Transportes Terrestres) no sentido de contribuir com informação e relato da experiência adquirida com o projecto de bicicletas partilhadas nas Caldas da Rainha,  para o Plano Nacional de Promoção de Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves.

- Já efectuamos contactos junto da empresa responsável pela World Bike Tour, no sentido de existir futuramente cooperação mais próxima a vários níveis.

-  Existem diligências efectuadas no sentido de ter uma cooperação mais estrita e em várias iniciativas com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

- A existência de parcerias com a Escola Arte e Design Caldas da Rainha e outras entidades no sentido de melhorar a comunicação e acções a desenvolver pelas Rainhas Bike Sharing.

- Possibilidade de cooperação com a Associação MUBI (Associação pela Mobilidade Urbana de Bicicleta). 

Perspectiva-se um ano de 2011 de muito trabalho e preenchido, mesmo com as limitações inerentes a um projecto deste nível (substituição de bicicletas, através investimentos em novos equipamentos e em novas infra-estruturas) perspectivamos um futuro risonho e concerteza de constatação de que mesmo numa cidade de média dimensão é possivel ter em funcionamento um serviço de partilha de bicicletas.

Obrigado a todos quantos tornaram e tornam possível este projecto diariamente.


Responsável pelo projecto
Jorge Rocha



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